MATERIAL DO CONE:
Material do cone Pode ser de um tipo de papelão ou de polipropileno (tipo de plástico), rígido. Os cones rígidos suportam melhor altas temperaturas e são encontradas nos carros (deixe um carro preto fechado no sol de meio-dia no Nordeste do Brasil e entenderá o que é alta temperatura). Em comparação com os cones de papelão, os rígidos são mais caros, reproduzem um pouco melhor as baixas freqüências (mais perto de 20Hz) e pior as alta freqüências (no caso, os médio-graves) que um cone de papelão.
TIPOS DE BORDA:
Esse tipo de woofer é desenhado para caixas de som com dutos (ou pórticos) para saída de ar (caixa “dutadas”). Os graves que são reproduzidos atrás do alto-falante (o woofer “fala som” para frente e para trás) passam pelo duto, e são adicionados com os sons produzidos na frente, conseguindo-se assim uma eficiência maior (o woofer “fala” mais). Um woofer bass-reflex tem sensibilidade média de 90 (os piores) a até 100 dB/ 1W / 1m (os melhores).Os woofer Bass-Reflex são utilizado em P.A. por causa do melhor aproveitamento de potência.
Woofers de SUSPENSÃO ACÚSTICA tem a borda de borracha, bastante maleável, formando apenas uma grande ondulação entre o cone e a borda. É o sistema mais utilizado em som automotivo.
Esse tipo de woofer é desenhado para caixas seladas, pois o ar preso internamente funciona como uma espécie de amortecedor, mas podem ser usados também em caixas dutadas, desde que projetados para isso (a estrutura precisa ser mais resistente, por falta do amortecedor). Conseguem "falar" frequências mais graves que os bass-reflex, para um mesmo diâmetro do falante, mas em geral sacrificam a eficiência, que é muito ruim. Vai de 84 (os piores) a até 92 dB/ 1W / 1m (os melhores), em geral. Isso quer dizer que, para que um “Suspensão Acústica” produza o mesmo som que um Bass-Reflex, precisará de muito mais potência (para cada 3dB de diferença a mais na sensibilidade é necessário o dobro da potência).
Em som automotivo, não existe a menor necessidade de muita eficiência, já que os ocupantes estão situados a poucos metros de distância, então os woofers de suspensão acústica são preferidos, pela melhor resposta de graves ("falam" sons mais próximos a 20Hz) que proporcionam.
TAMANHO DO WOOFER E RESPOSTA DE FREQUENCIA
Em geral, quanto maior for o diâmetro do woofer, melhor ele responderá aos graves (mais próximo a 20Hz) e pior aos médio-graves. Da mesma forma, quanto menor o woofer, menos responderá aos graves (mais longe de 20Hz) e mais médio-graves “falará”. Isso por que sons mais graves exigem maior deslocamento de ar. Aqui, tamanho é documento e faz muita diferença no som*. Segue abaixo uma pequena tabela de exemplo, com uma média dos valores encontrados no mercado:
Woofer de 18” (polegadas) – fala de 25Hz a 2,5KHz
Woofer de 15” – "fala" de 40Hz a 4KHz
Woofer de 12” – "fala" de 60Hz a 5KHz
Woofer de 10” – "fala" de 70Hz a 6KHz
Woofer de 8” – "fala" de 80Hz a 7KHz
Ainda existem woofers de 6” e até 4”, cada vez falando mais médios e menos graves. Só por curiosidade, existem modelos de 21" e alguns experimentais de incríveis 60".
OBS ¹: Existem excessões, claro. Existem falantes de pequenas dimensões especialmente construídos para sons graves. Falantes de 8" que alcançam 25Hz e 4" que alcançam 50". São os falantes de caixas de som do tipo subwoofers, em geral usadas em sistemas de home-theaters domésticos, onde tamanhos reduzidos são importantes.
OBS ² : Valores médios por polegadas encontrados em especificações técnicas de produtos de fabricantes como Selenium, Oversound e Keybass. Não quer dizer que toda a resposta de frequência será aproveitada, sempre. Um falante de 18" instalado em uma caixa do tipo subwoofer em geral responde apenas entre 20Hz e 200Hz, faixa onde ele tem a sua melhor aplicação.
0 comentários:
Postar um comentário